AO MINUTO: Saída de russos? Kyiv reticente; "Inimigo não traz presentes"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícia

© Celestino Arce/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
09/11/2022 07:50 ‧ 09/11/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia/Rússia

Guerra dura há quase nove meses e o presidente da Ucrânia revela que os ataques russos continuam "ferozes", principalmente na região de Donetsk, agradecendo aos "heróis" que estão na linha da frente de combate à invasão russa. "A situação é difícil em toda a frente. As batalhas posicionais ferozes continuam e está especialmente difícil na região de Donetsk. Os ocupantes estão a sofrer enormes perdas, mas a sua ordem é a mesma – chegar à fronteira administrativa da região de Donetsk. Não vamos abrir mão de um centímetro da nossa terra", afirmou.

Também o conselheiro do Presidente ucraniano, Mykhailo Podolyak, defendeu hoje que negociar a paz com o presidente russo, Vladimir Putin, significa viver num mundo onde o direito internacional já não é válido.

A Assembleia Geral da ONU agendou hoje uma votação para segunda-feira sobre uma resolução que exigirá que Rússia seja responsabilizada por violar o direito internacional ao invadir a Ucrânia, inclusive com o pagamento de indemnizações. O projeto de resolução pretende reconhecer a necessidade de estabelecer um "mecanismo internacional de reparação por danos, mortes ou ferimentos" decorrentes dos "atos injustos" da Rússia contra a Ucrânia.  

Destaques

Em direto

Em direto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas