Meteorologia

  • 08 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

África do Sul pressiona para que União Africana tenha assento no G20

A África do Sul anunciou hoje que irá pressionar para que a União Africana (UA) tenha assento no G20, cujos líderes se reunirão na próxima semana na Indonésia.

África do Sul pressiona para que União Africana tenha assento no G20
Notícias ao Minuto

15:20 - 13/11/22 por Lusa

Mundo África do Sul

Um porta-voz do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, explicou, citado pela Agência France-Presse (AFP), que a África do Sul pretende ajudar a estabelecer um quadro que conduza à adesão da UA ao clube dos países mais ricos.

"É importante que a voz coletiva do continente esteja representada nesta tribuna", disse o porta-voz Vincent Magqenya em conferência de imprensa.

"Temos a sincera esperança de que esta proposta encontre apoio e seja promovida pelos países membros do G20", acrescentou.

A África do Sul é atualmente o único membro africano do G20.

O presidente senegalês, Macky Sall, que preside a União Africana, apelou recentemente a uma revisão da governança internacional, pedindo maior representação dos africanos em organizações internacionais como o G20 ou o Conselho de Segurança da ONU.

Em outubro, Sall disse que o multilateralismo deveria "servir os interesses de todos", sob pena de se expor a uma "perda de legitimidade e autoridade".

Macky Sall e Cyril Ramaphosa deverão participar da cúpula do G20 agendada para a próxima semana, na ilha de Bali, na Indonésia.

Leia Também: Bancos emprestam 400 milhões para transição energética na África do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório