Funcionário de empresa do Canadá detido por espionagem para a China

Suspeito trabalhava na empresa estatal desde 2016.

Notícia

© Twitter/HUMBOLDT BRONCOS

Notícias ao Minuto
15/11/2022 20:36 ‧ 15/11/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Canadá

Um funcionário da maior produtora de eletricidade do Canadá, a Hydro-Quebec, é suspeito de espionagem para a China, segundo informou, na segunda-feira, a polícia canadiana, citada pela Reuters.

Yuesheng Wang estaria a tentar roubar segredos comerciais para beneficiar a China e trabalhava num setor da empresa estatal dedicado à investigação de materiais para baterias. Era esperado que o homem, de 35 anos, fosse presente a tribunal esta terça-feira, estando acusado de quatro crimes.

"Enquanto empregado da Hydro-Quebec, o Sr. Wang alegadamente obteve segredos comerciais para beneficiar a República Popular da China (RPC), em detrimento dos interesses económicos do Canada", informou a Real Polícia Montada do Canadá.

Wang, de Candiac, terá cometido os crimes entre fevereiro de 2018 e outubro de 2022. Tinha começado a trabalhar na empresa em 2016 e foi demitido este mês.

"Os danos foram limitados pelos nossos mecanismos internos de deteção", disse a porta-voz da Hydro-Quebec, Caroline Des Rosiers.

É de realçar que as relações entre Canadá e China têm sido marcadas por instabilidade ao longo dos anos, com acusações mutuas de espionagem. 

Leia Também: China diz a Sánchez para não ser sobrevalorizada influência sobre Putin

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas