Um funcionário da maior produtora de eletricidade do Canadá, a Hydro-Quebec, é suspeito de espionagem para a China, segundo informou, na segunda-feira, a polícia canadiana, citada pela Reuters.
Yuesheng Wang estaria a tentar roubar segredos comerciais para beneficiar a China e trabalhava num setor da empresa estatal dedicado à investigação de materiais para baterias. Era esperado que o homem, de 35 anos, fosse presente a tribunal esta terça-feira, estando acusado de quatro crimes.
"Enquanto empregado da Hydro-Quebec, o Sr. Wang alegadamente obteve segredos comerciais para beneficiar a República Popular da China (RPC), em detrimento dos interesses económicos do Canada", informou a Real Polícia Montada do Canadá.
Wang, de Candiac, terá cometido os crimes entre fevereiro de 2018 e outubro de 2022. Tinha começado a trabalhar na empresa em 2016 e foi demitido este mês.
"Os danos foram limitados pelos nossos mecanismos internos de deteção", disse a porta-voz da Hydro-Quebec, Caroline Des Rosiers.
É de realçar que as relações entre Canadá e China têm sido marcadas por instabilidade ao longo dos anos, com acusações mutuas de espionagem.
Leia Também: China diz a Sánchez para não ser sobrevalorizada influência sobre Putin