Foi o primeiro comboio de passageiros a circular na cidade no sul da Ucrânia, desde a retirada das tropas russas da região. Na viagem deste sábado, entre Kyiv e Kherson, seguiam 200 passageiros.
"Este é o nosso comboio da vitória! Tal como este comboio, faremos regressar a Kherson tudo o que é necessário para uma vida normal", disse Kyrylo Tymoshenko, do gabinete do presidente ucraniano, assinalando o momento.
O comboio sairá da capital nos dias pares e regressará a Kyiv nos dias ímpares.
Recorde-se que a ligação ferroviária foi interrompida durante oito meses, altura em que a cidade foi conquistada pelas forças russas. Esta foi agora restabelecida depois da retirada dos russos.
Veja as imagens do momento na galeria acima.
A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.557 civis mortos e 10.074 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.
Leia Também: AO MINUTO: Sunak de surpresa na Ucrânia; Kyiv e Kherson de novo 'ligadas'