A Polícia Nacional espanhola deteve um homem suspeito de ter realizado 14 ameaças de bomba em vários locais de Espanha. Segundo um comunicado, divulgado esta segunda-feira pela autoridade espanhola, a detenção ocorreu em Banyoles, na província de Girona, e o homem está acusado de crimes de desordem pública.
Os crimes ocorreram entre 2020 e 2022, quando o suspeito recorreu a vários dispositivos móveis para realizar chamadas de ameaças de bomba, a partir de diferentes locais de Espanha e do estrangeiro.
“As chamadas em que [o suspeito] alertou para a colocação de dispositivos explosivos foram dirigidas a indivíduos e entidades públicas e privadas, localizadas em diferentes localidades espanholas”, lê-se em comunicado.
As chamadas levaram à ativação dos “respetivos centros de coordenação de emergência e unidades policiais”, além da “consequente perturbação causada” aos indivíduos e serviços que receberam as ameaças.
Uma das ameaças ocorreu no início de outubro em Santiago de Compostela. “O detido avisou falsamente e maliciosamente que uma bomba ia explodir nos Tribunais de Santiago de Compostela”, informou a polícia nacional. Na altura, o estabelecimento foi evacuado.
Leia Também: Espanha vai repatriar mulheres e filhos espanhóis de jihadistas do Daesh