A população na cidade de Houston, no estado norte-americano do Texas, vai poder voltar a beber água da torneira sem preocupações, depois de, no domingo, as autoridades terem recomendado que a água da torneira fosse fervida antes de ser bebida ou usada.
Na base do alerta está um apagão numa central de tratamento para a cidade, que causou uma queda na pressão da água e motivou o alerta.
Por causa de receios de que a água que chegou ao centro da cidade não fosse própria para consumo, várias escolas e empresas estiveram encerradas na segunda-feira e no início desta terça-feira.
O alerta foi levantado às 7h desta terça-feira (hora local).
Numa conferência de imprensa na segunda-feira, citado pela NBC News, o autarca de Houston, Sylvester Turner, disse que a situação afetou toda a população do centro de Houston e algumas áreas adjacentes. Segundo Turner, o alerta surgiu no contexto de uma "abundância de precaução", após dois transformadores elétricos terem "unicamente e coincidentemente" falhado na central de tratamento.
O 'mayor' garantiu que a infraestrutura era alvo de inspeções periódicas, mas não referiu quando fora a última revisão. Turner ordenou que fosse efetuada uma inspeção de diagnóstico para identificar o problema e garantir que o mesmo não volte a acontecer.
A redução da pressão da água, explica a NBC News, leva a que bactérias e outros agentes contaminantes consigam entrar na corrente, podendo provocar um problema de saúde pública - sendo que Houston acolhe o maior conjunto de instituições de saúde e de pesquisa médica do mundo.
Com cerca de 2,3 milhões de habitantes, Houston é a maior cidade do estado norte-americano do Texas e a quarta mais populosa dos Estados Unidos. A cidade é muito importante para a economia e sociedade norte-americana, sendo a sede do centro de comando da NASA e das maiores empresas petrolíferas norte-americanas.
Leia Também: Novo estudo sugere que a maioria das pessoas bebe água a mais