Jonathan, já conhecido por ser a tartaruga e o animal terrestre mais velho do mundo, celebrou 190 anos. A data foi assinalada pelo Departamento de Turismo da ilha de Santa Helena, onde o animal reside.
Para ter uma ideia da longevidade do animal, Jonathan nasceu cerca de um ano após a morte do imperador francês Napoleão Bonaparte (que morreu exilado na ilha de Santa Helena) e quando a rainha Vitória era apenas uma adolescente. O animal também já viveu durante duas guerras mundiais, sete reinados britânicos e 39 presidências norte-americanas.
Numa publicação na rede social Twitter, o Departamento de Turismo da ilha de Santa Helena partilhou imagens da festa de aniversário de Jonathan, realizada no domingo. O bolo contou com alguns dos seus legumes preferidos.
Jonathan being presented with his 190th birthday cake at Plantation House today. Delivered to him by the wonderful staff of Plantation that care for him for a day-to-day.#Jonathan #birthday #sthelenaisland pic.twitter.com/DxnOPYroNT
— St Helena Tourism (@sthelenatourism) December 4, 2022
O animal tornou-se, em 2019, o animal terrestre mais antigo do mundo, segundo o livro de recordes do Guinness. Já em janeiro recebeu o título de quelónio - termo que inclui tartarugas e cágados - vivo mais velho do mundo.
Especialistas acreditam que Jonathan tenha nascido em 1832, mas o animal poderá ser mais velho, uma vez que foi encontrado só em 1882, quando já estava completamente adulto.
Leia Também: Mais de 22 mil aves marinhas encontradas mortas por gripe aviária no Peru