Seis diplomatas chineses abandonam consulado britânico após agressões

A China "removeu" um cônsul-geral e cinco outros funcionários do consulado em Manchester, suspeitos de terem agredido um manifestante pró-democracia, revelou esta quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, James Cleverly.

Notícia

© Reuters

Lusa
14/12/2022 16:05 ‧ 14/12/2022 por Lusa

Mundo

Manchester

A medida foi uma resposta à investigação policial a um incidente registado em outubro, quando Bob Chan foi arrastado da rua, onde participava num protesto contra a repressão em Hong Kong, para dentro do portão e espancado por vários homens.

Cleverly lembrou as "imagens perturbadoras" do incidente, o qual foi objeto de uma investigação policial, a qual pediu que seis funcionários renunciassem à imunidade diplomática para poderem ser interrogados. 

"Informámos a embaixada chinesa disso e estabelecemos um prazo que expirou hoje, deixando claro que esperávamos que eles tomassem medidas. Em resposta ao nosso pedido, o Governo chinês removeu do Reino Unido esses funcionários, incluindo o próprio cônsul-geral", disse Cleverly. 

"Isto demonstra que o nosso respeito pelo Estado de direito, a seriedade com que encaramos estes incidentes, teve um efeito", acrescentou o ministro.

Leia Também: Reino Unido oferece ajuda à Polónia para investigar explosão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas