Comité que investiga ataque ao Capitólio terá última reunião na 2.ª-feira

O Comité que investiga o ataque ao Capitólio norte-americano realizará a sua reunião final na segunda-feira, encerrando uma investigação de um ano e meio com encaminhamentos criminais ao Departamento de Justiça.

Notícia

© Reuters

Lusa
16/12/2022 07:08 ‧ 16/12/2022 por Lusa

Mundo

EUA

O Comité, composto por sete Democratas e dois Republicanos, entrevistou mais de 1.000 testemunhas, realizou quase uma dúzia de audiências e recolheu milhares de documentos enquanto trabalhava para criar um registo mais abrangente da insurreição de 06 de janeiro de 2021.

O presidente da comissão, o congressista Bennie Thompson, afirmou que serão feitos encaminhamentos criminais ao Departamento de Justiça recomendando processos, mas não revelou os alvos dos mesmos ou se o ex-presidente Donald Trump estaria entre eles. 

O Comité concentrou-se diretamente em Trump e nos esforços do então presidente nas semanas anteriores ao ataque para reverter a sua derrota nas eleições de 2020, que deram a vitória ao Democrata Joe Biden.

Caberá aos procuradores federais decidir se darão seguimento a eventuais acusações. 

Os congressistas sugeriram que as acusações contra Trump podem incluir conspiração para fraudar os Estados Unidos e obstrução de um processo oficial do Congresso. 

As recomendações do Comité aumentariam a pressão política sobre o Departamento de Justiça enquanto investiga as ações de Trump.

Espera-se que a comissão divulgue na quarta-feira o seu relatório final, que pode incluir centenas de páginas de descobertas sobre o ataque e sobre os esforços de Trump para subverter a democracia no país. 

Os membros do Comité irão rever os destaques das suas descobertas na reunião de segunda-feira.

No mês passado, o procurador-geral norte-americano, Merrick Garland, nomeou um conselheiro especial, Jack Smith, para supervisionar as investigações relacionadas a Trump, incluindo uma focada na insurreição e nas tentativas de anular os resultados eleitorais de 2020.

Bennie Thompson disse esta semana que o Comité também pode aprovar outros tipos de encaminhamentos, inclusive por violações de ética, má conduta legal e violações de financiamento de campanha.

Em 6 de janeiro de 2021, convocados por Donald Trump, milhares de norte-americanos dirigiram-se a Washington para protestar contra o resultado da eleição presidencial, que deu a vitória a Joe Biden. 

Os invasores atacaram o Capitólio de forma caótica, depois de incitados num comício de Trump nas proximidades.

O ex-presidente Republicano, que havia instado os seus apoiantes a não aceitarem o resultado eleitoral, foi imediatamente alvo de um processo de 'impeachment' no Congresso, mas foi absolvido graças aos senadores do seu partido.

Leia Também: EUA vão expandir treino de combate para tropas ucranianas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas