Dois deputados no Senegal detidos depois de agredirem deputada grávida

Dois deputados da oposição no Senegal foram presos após terem agredido uma deputada grávida durante confrontos que surgiram no meio de um debate sobre o orçamento, que estava a ser transmitido em direto na televisão.

Notícia

© Getty Images

Lusa
16/12/2022 13:58 ‧ 16/12/2022 por Lusa

Mundo

Senegal

Massata Samb, um dos deputados, esbofeteou a deputada Amy Ndiaye Gniby, que depois lhe atirou uma cadeira para repelir o ataque. O outro deputado, Mamadou Niang, deu-lhe então um pontapé no estômago, já depois da deputada ter caído ao chão.

Como resultado, Samb e Niang, do partido Yewwi Askan Wi (Libertem o Povo), estão detidos por ordem da Divisão de Investigações Criminais (DIC), de acordo com a agência noticiosa estatal senegalesa APS, citada pela Europa Press, que acrescenta que os dois homens foram acusados de agressão.

As tensões políticas no Senegal têm sido elevadas desde 2021, na sequência da detenção do principal líder da oposição, Ousmane Sonko, que levou a protestos antigovernamentais que deixaram pelo menos 13 pessoas mortas e centenas feridas.

O país realizou eleições em 31 de julho, na qual a coligação governamental perdeu a sua maioria absoluta, ganhando 82 dos 165 lugares no parlamento.

Leia Também: Juiz ordena libertação do jornalista preso há mais de um mês no Senegal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas