Mette Frederiksen visita Gronelândia face ameaça de anexação pelos EUA

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, desloca-se na próxima quarta-feira à Gronelândia para uma visita de três dias àquele território autónomo dinamarquês, reagindo às intenções declaradas dos Estados Unidos de o anexar.

Notícia

© Reuters

Lusa
29/03/2025 23:07 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Dinamarca

"Esta visita tem por objetivo reforçar a unidade com a Gronelândia", declarou o gabinete de Frederiksen, segundo o diário dinamarquês Jyllands-Posten.

 

A visita incluirá um encontro com o futuro primeiro-ministro gronelandês, Jens-Frederik Nielsen. "Espero poder prosseguir a estreita cooperação e a confiança entre a Gronelândia e a Dinamarca com Jens-Frederik Nielsen e o restante executivo da Gronelândia", afirma a primeira-ministra no comunicado do gabinete.

"É uma situação que exige a unidade de todos os partidos políticos, dos países do reino, e uma cooperação respeitosa e igualitária", acrescentou.

Antes, Frederiksen já tinha advertido que a "pressão" exercida pelos Estados Unidos sobre a Gronelândia é inaceitável, enquanto o primeiro-ministro cessante da Gronelândia, Mute Egede, acusou a administração de Donald Trump de "interferência estrangeira".

Leia Também: Milhares manifestam-se contra pretensão de Trump sobre Gronelândia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas