O presidente da Ucrânia recebeu, na quinta-feira, uma ovação de pé ao entrar no Congresso dos Estados Unidos (EUA), onde discursou.
"As nossas duas nações são aliadas nesta batalha e o próximo ano vai ser um ponto de viragem. Sei disso. O ponto em que a coragem ucraniana e a determinação norte-americana têm que garantir o futuro da nossa liberdade comum. A liberdade das pessoas que apoiam estes valores", afirmou Volodymyr Zelenksy durante o seu discurso, momento depois de ter sido recebido pela presidente da Câmara dos Representantes dos EUA.
O líder ucraniano disse ainda que sabia que "tudo" depende das Forças Armadas ucranianas. "Ainda assim, há tanta coisa que depende do mundo. Há tanto no mundo que depende de vós", referiu, dirigindo-se ao Congresso. A Rússia pode parar a sua agressão, se quisesse. Mas vocês podem acelerar a nossa vitória", rematou.
Volodymyr Zelenskyy came out to reporters together with US House Speaker Nancy Pelosi and announced his speech in Congress.
— NEXTA (@nexta_tv) December 21, 2022
The President of Ukraine noted that his speech in Congress would be addressed to all Americans and once again thanked the United States for its support. pic.twitter.com/93qoBdtxEM
Momentos depois, e já na sala onde discursou, o chefe do Estado ucraniano dirigiu-se para o púlpito, onde discursou para democratas e republicanos. Para além de cumprimentar novamente Nancy Pelosi, Zelensky teve ainda oportunidade de conhecer a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.
In February, when I met President Zelenskyy in Munich on the eve of Russia’s war, I told him the United States would stand firmly with the people of Ukraine.
— Vice President Kamala Harris (@VP) December 22, 2022
Today, ten months later, at the White House, we honor Ukrainian bravery and resolve as we renew that commitment. pic.twitter.com/5d7PhKWSQk
Esta é a primeira viagem oficial ao estrangeiro que o líder ucraniano faz desde que a guerra começou, a de fevereiro. Mais de 300 dias depois da invasão da Rússia, que ainda ontem fez soar os alarmas aéreos em toda a Ucrânia, Zelensky dirigiu-se para junto dos aliados norte-americanos para agradecer todo o apoio, seja monetário, humanitário e também em termos de artilharia, já que nestas horas os EUA também anunciaram a doação de mísseis Patriot, "críticos" na defesa aérea, de acordo com o que lembrou ontem Zelensky, quando estava ao lado do presidente Joe Biden.
Slava Ukraini! pic.twitter.com/qFrO25ZocH
— Nancy Pelosi (@SpeakerPelosi) December 22, 2022
A líder da câmara dos Representantes evocou ainda Churchill durante a visita de Zelenksy, lembrando que o seu pai, o representante Thomas D'Alesandro Jr., assistiu a um discurso do líder britânico dos EUA. "Oitenta e um anos mais tarde, é particularmente comovente para mim estar presente quando outro líder heroico se dirige ao Congresso em tempo de guerra, e com a própria democracia em jogo", afirmou a democrata.
Veja o momento em que Zelensky recebe uma ovação na galeria acima.
Leia Também: AO MINUTO: EUA fornecem armas. "Não é um bom presságio", reage Peskov