O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou, esta quinta-feira, que se reuniu com o seu homólogo polaco, Andrzej Duda, após a viagem aos Estados Unidos da América (EUA). A notícia tinha sido já avançada pela agência de notícias Reuters.
“No caminho de casa, tive um encontro com um amigo da Ucrânia - presidente da Polónia, Andrzej Duda”, revelou o chefe de Estado ucraniano, numa publicação na rede social Facebook.
“Resumimos um ano que trouxe desafios históricos devido a uma guerra em grande escala. Discutimos planos estratégicos para o futuro, relações bilaterais e interações internacionais em 2023”, acrescentou.
Na nota, Zelensky agradeceu ainda ao seu homólogo “pelo apoio constante e poderoso”.
O presidente ucraniano esteve ontem nos EUA, naquela que foi a sua primeira viagem internacional desde o início da invasão russa da Ucrânia. Durante a visita, encontrou-se com o presidente norte-americano, Joe Biden, na Casa Branca, e discursou perante o Congresso.
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que cerca de seis mil civis morreram e mais de dez mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
Leia Também: EUA dizem que Coreia do Norte enviou armas ao Grupo Wagner