O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou, este domingo, que a Rússia tentará tornar a época que se vive num "tempo sombrio e difícil" para os ucranianos e avisou que estes devem "estar preparados para qualquer cenário".
"Faltam poucos dias para o final deste ano. Devemos estar cientes de que o nosso inimigo tentará tornar este tempo sombrio e difícil para nós. A Rússia perdeu tudo o que podia este ano. Mas está a tentar compensar as suas perdas com a exultação dos seus propagandistas após os ataques com mísseis no nosso país, no nosso setor de energia", afirmou o chefe de Estado ucraniano, no seu habitual discurso noturno.
"Eu sei que a escuridão não nos impedirá de liderar os ocupantes para as suas novas derrotas. Mas temos que estar preparados para qualquer cenário", alertou.
O presidente da Ucrânia pediu assim que a população "preste atenção" às sirenes de ataque aéreo e que se informe sobre a localização dos Pontos de Invencibilidade mais próximos, ajudando também outras pessoas, se necessário. Segundo Zelensky, "mais de 5.500 pontos já foram abertos em todo o país".
"Por favor, cuide-se. E esteja pronto para ajudar os outros. Quando os ucranianos estão juntos, quando os ucranianos são gratos uns aos outros, não podemos ser derrotados. Que seja sempre assim! E assim será, tenho certeza", notou.
Na mesma mensagem, o presidente da Ucrânia assinalou também o facto de "milhões de pessoas" celebrarem este domingo, 25 de dezembro, o Natal, e deixou uma mensagem de gratidão a todos aqueles "que nestes dias e em qualquer outro momento estão a fazer de tudo" para que os ucranianos possam "viver".
Leia Também: Podoliak diz que Rússia não quer negociar, mas fugir à responsabilidade