A Rússia disse que realizou um "ataque maciço" nas infraestruturas críticas da Ucrânia na manhã de quinta-feira. A notícia foi avançada pelo Ministério da Defesa da Rússia.
"As Forças Armadas da Federação Russa infligiram um ataque maciço com armas aéreas e marítimas de longo alcance e alta precisão ao sistema militar de comando e controle e instalações de energia que asseguravam a operação de empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia", refere o comunicado do ministério russo, publicado no Telegram.
Segundo a nota, os ataques terão "interrompido a produção e a reparação de equipamentos militares e o movimento de tropas de reserva'', reforçando que as forças armadas russas "continuam a conduzir uma operação militar especial" em território ucraniano.
Na madrugada desta sexta-feira, as sirenes de ataque aéreo soaram (novamente) em Kyiv, depois de, na quinta-feira, já terem soado em várias regiões ucranianas. A Ucrânia avança que derrubou 54 dos 69 mísseis lançados pela Rússia nos ataques de ontem.
Os moradores da capital foram instados a ir para abrigos antiaéreos esta madrugada, enquanto as sirenes de ataque aéreo soavam pela cidade, reporta a Reuters.
Pelas 02h00 (hora local), foi emitido um alerta sobre as sirenes de ataque aéreo, que indicam a possibilidade de ataque russo, pedindo aos residentes da cidade que se dirigissem aos abrigos e ficassem em locais seguros até ao término do sinal.
Estes são os mais recentes ataques russos contra infraestruturas vitais em toda a Ucrânia. Moscovo tem lançado ataques deste tipo semanalmente desde outubro.
Leia Também: Explosões em Kyiv. Alarme de ataque aéreo soa (mais um dia) na Ucrânia