Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Putin "desligado da realidade" usou "figurantes" em discurso de Ano Novo

Discurso de Ano Novo de Vladimir Putin não terá convencido nacionalistas russos, que acusam ataques tardios e com pouco efeito.

Putin "desligado da realidade" usou "figurantes" em discurso de Ano Novo

O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) considerou, na segunda-feira, que as críticas de que o presidente russo Vladimir Putin tem sido alvo por parte da 'blogosfera' nacionalista russa, bem como "as aparições públicas e reuniões com cidadãos canceladas" podem "mostrar que Putin está desligado da realidade".

O relatório do ISW refere, especificamente, um ataque russo em Khmelnytskyi, supostamente numa base do 8.º Regimento de Forças Especiais Separadas da Ucrânia, a 31 de dezembro, que terá levado um 'blogger' militar russo a dizer que o ataque, "embora bem executado e uma boa operação de informação, veio um pouco tarde demais".

O mesmo terá defendido que a Rússia precisava de "conduzir sistematicamente tais ataques no início da guerra" e que o ataque "deveria ter ataques de acompanhamento para garantir o dano máximo".

O ISW refere ainda o discurso de Ano Novo de Putin, ao qual os nacionalistas russos terão reagido de forma "morna", repetindo-se as críticas nas redes sociais porque "Putin usou atores figurantes em vez de aparecer com soldados reais durante o discurso".

"Um 'blogger' pró-Kremlin, por meio de um editorial num popular jornal russo, negou veementemente que Putin tenha usado atores no seu discurso", diz, no entanto, o ISW.

O instituto acusa ainda que "o Kremlin provavelmente está a recrutar alguns 'bloggers' russos que estão dispostos a vender.se em troca de prestígio político".

Leia Também: AO MINUTO: Kyiv ataca Makiivka; Rússia não deverá quebrar Bakhmut

Recomendados para si

;
Campo obrigatório