Putin "desligado da realidade" usou "figurantes" em discurso de Ano Novo
Discurso de Ano Novo de Vladimir Putin não terá convencido nacionalistas russos, que acusam ataques tardios e com pouco efeito.
© REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Mundo Guerra na Ucrânia
O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) considerou, na segunda-feira, que as críticas de que o presidente russo Vladimir Putin tem sido alvo por parte da 'blogosfera' nacionalista russa, bem como "as aparições públicas e reuniões com cidadãos canceladas" podem "mostrar que Putin está desligado da realidade".
O relatório do ISW refere, especificamente, um ataque russo em Khmelnytskyi, supostamente numa base do 8.º Regimento de Forças Especiais Separadas da Ucrânia, a 31 de dezembro, que terá levado um 'blogger' militar russo a dizer que o ataque, "embora bem executado e uma boa operação de informação, veio um pouco tarde demais".
O mesmo terá defendido que a Rússia precisava de "conduzir sistematicamente tais ataques no início da guerra" e que o ataque "deveria ter ataques de acompanhamento para garantir o dano máximo".
O ISW refere ainda o discurso de Ano Novo de Putin, ao qual os nacionalistas russos terão reagido de forma "morna", repetindo-se as críticas nas redes sociais porque "Putin usou atores figurantes em vez de aparecer com soldados reais durante o discurso".
As one would expect: Putin’s New Year’s Eve address did not even use real soldier, but actors (that is - people rounded-up from the Presidential Protection Office).
— Jason Jay Smart (@officejjsmart) December 31, 2022
The blonde woman can also be seen in his Easter address.
He’s as fake as the value of the Ruble. pic.twitter.com/PcDmPWUY53
"Um 'blogger' pró-Kremlin, por meio de um editorial num popular jornal russo, negou veementemente que Putin tenha usado atores no seu discurso", diz, no entanto, o ISW.
O instituto acusa ainda que "o Kremlin provavelmente está a recrutar alguns 'bloggers' russos que estão dispostos a vender.se em troca de prestígio político".
Leia Também: AO MINUTO: Kyiv ataca Makiivka; Rússia não deverá quebrar Bakhmut
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com