Covid-19. Suécia prepara medidas de restrição a viajantes vindos da China

O governo da Suécia anunciou, esta terça-feira, que está a preparar medidas de restrição para entrada de viajantes provenientes da China, que deverão ser definidas num curto prazo, face à onda de Covid-19 que atinge o território chinês.

Notícia

© Lusa

Lusa
03/01/2023 13:08 ‧ 03/01/2023 por Lusa

Mundo

Covid-19

"O governo instruiu a Agência de Saúde Pública da Suécia a analisar a situação na China e as consequências para a Suécia e propor medidas, incluindo possíveis restrições de entrada. Estamos preparados para diferentes cenários", disse o ministro da Saúde Pública e Assuntos Sociais sueco, Jakob Forssmed, citado num comunicado conjunto dos Ministérios da Saúde e da Justiça suecos.

A Suécia, adianta a nota, admite "introduzir certas restrições que exigem um teste negativo de Covid-19" e os viajantes da China "precisam de estar preparados para decisões tomadas a curto prazo" pelas autoridades suecas.

"Estamos em diálogo com nossos colegas europeus para garantir que as regras sejam o mais uniformes possível em toda a União Europeia (UE)", afirmou o ministro da Justiça sueco, Gunnar Strömmer, citado na nota. De acordo com o comunicado, o levantamento das restrições de saída da China, combinado com o aumento e disseminação generalizada da Covid-19 no país, levantou a questão da introdução de restrições de entrada, inclusive na Europa.

O documento sublinhou ainda que, na qualidade de Presidente do Conselho da União Europeia, a Suécia também convocou uma reunião do Mecanismo de Resposta Política a Situações de Crise (IPCR) do Conselho, na quarta-feira, para discutir a questão das restrições de entrada tendo em vista um acordo comum entre os países do bloco europeu.

Leia Também: Covid-19. Britânicos aconselhados a "ficar em casa" se tiverem sintomas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas