Ales Bialiatski. Nobel da Paz 2022 começou a ser julgado esta 5.ª-feira

O ativista foi laureado com o prémio há meses, juntamente com duas organizações de direitos humanos - uma russa e outra ucraniana. Ales Bialiatski, de 60 anos, foi detido na sequência de protestos após a vitória das legislativas ser reclamada por Alexander Lukashenko, em 2020.

Notícia

© Noticias ao minuto

Teresa Banha
05/01/2023 11:01 ‧ 05/01/2023 por Teresa Banha

Mundo

Nobel da Paz

Um dos laureados com o Prémio Nobel da Paz em 2022 começou a ser julgado esta quinta-feira, em Minsk, na Bielorrússia.

Ales Bialiatski terá sido visto na sala onde decorreu a sessão do julgamento, de acordo com informação citada pela agência France-Press (AFP). Segundo a agência de notícias, Bialiatski foi visto por responsáveis do grupo de direitos humanos de que é co-fundador. 

Também na sala de audiências estariam os seus associados, que foram detidos na mesma altura que o ativista, de 60 anos, que partilha o Nobel da Paz do último do ano com uma organização russa e outra ucraniana.

Os homens foram detidos após protestos contra o regime bielorrusso, em 2020, quando o atual presidente do país reclamou a vitória nas legislativas, umas eleições marcadas pelas críticas da comunidade internacional, que apontam o ato eleitoral como fraudulento.

Já na altura, Alexander Lukashenko e Vladimir Putin eram aliados e, com a ajuda do presidente da Rússia, o atual chefe de governo deteve alguns opositores, assim como os exilou.

Os responsáveis da organização de que é fundador, Viasna, defendem que a sua detenção tem como objetivo enfraquecer o que criou, que é considerada uma das maiores organizações de direitos humanos do país.

Leia Também: Guerra. Homens bielorrussos estão a ser instruídos a alistarem-se?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas