Um homem foi condenado, na terça-feira, a seis anos de prisão, depois de ter assumido a culpa e a irresponsabilidade num acidente de viação que matou uma mulher no Reino Unido, em novembro de 2021.
Hashim Aziz, de 23 anos, admitiu que pegou no carro do irmão e conduziu a quase 160 quilómetros por hora, três vezes acima do limite de velocidade no local, numa zona rural em Walsall. Segundo confessou o próprio, em documentos de tribunal divulgados pelo The Mirror, o objetivo da condução acelerada era para "impressionar os primos", tendo pegado no carro do irmão enquanto este estava no banho.
O Audi A3 de Aziz acabou por embater contra o Vauxhall Corsa de Baljinder Kaur Moore, uma jovem que tinha sido mãe há apenas cinco meses. Moore estava a conduzir em direção à casa do cunhado, para apanhar o marido.
Apesar de, inicialmente, a defesa de Hashim Aziz ter procurado responsabilizar a mulher pelo acidente, na entrevista inicial à polícia britânica, a verdade é que o jovem admitiu total responsabilidade pelo caso.
O impacto foi tão forte que um dos motores dos veículos ficou totalmente desalojado e peças das viaturas voaram cerca de 30 metros para além do local da colisão. Moore estava a usar cinto de segurança e teve de ser desencarcerada pelos bombeiros, mas o óbito foi pronunciado no local.
As câmaras de videovigilância capturaram o veículo de Aziz, calculando-se que viajaria a 97 milhas por hora (cerca de 156 quilómetros por hora). O condutor travou antes do cruzamento e estima-se que tenha embatido no carro de Baljinder Moore a quase 100 quilómetros por hora.
Aziz confessou ter "remorsos totais" pelo caso. O seu advogado também referiu que o jovem "aceita total responsabilidade pelo acidente catastrófico". "Ele simplesmente não devia estar a conduzir àquela velocidade. Ele está genuinamente arrependido", disse o advogado, acrescentando que Aziz tem tido problemas com ansiedade e que nunca tinha tido acidentes ou multas de trânsito.
Leia Também: Morreu em acidente com mota rapaz de 12 anos que sonhava ser camionista