Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Espanha vai retomar programa de cooperação com a Guiné-Bissau

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares Bueno, anunciou hoje que Espanha vai retomar o programa de cooperação com a Guiné-Bissau, durante uma visita de algumas horas à capital guineense.

Espanha vai retomar programa de cooperação com a Guiné-Bissau
Notícias ao Minuto

23:39 - 12/01/23 por Lusa

Mundo Espanha

"O primeiro objetivo desta visita é retomar esta relação entre Espanha e Guiné-Bissau num momento em que a África Ocidental se encontra numa situação complexa, difícil como não estava há muitos anos, e onde a Guiné-Bissau tem demonstrado como se pode estabilizar e caminhar para a democracia", afirmou José Manuel Albares Bueno.

O chefe da diplomacia espanhola falava à imprensa após a assinatura de dois memorandos de entendimento com a sua homóloga guineense, Suzi Barbosa, relativos ao ensino superior e desporto.

"Espanha vai retomar o seu programa de cooperação com a Guiné-Bissau. Nas próximas semanas vai haver conversações para estruturar um programa de cooperação", salientou o ministro.

José Manuel Albares Bueno visita a Guiné-Bissau pela primeira vez, depois de nenhum chefe da diplomacia espanhola ter estado no país em 14 anos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros destacou também o "extraordinário papel que está a ter a Guiné-Bissau na presidência rotativa" da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

"Espanha quer reforçar, atualizar e revitalizar os seus laços com toda a África Ocidental e também com a Guiné-Bissau", disse, salientando a importância da Guiné-Bissau para Espanha, país que está disponível para trabalhar com a região no setor da segurança e na luta contra o tráfico humano e outros tráficos ilícitos.

A ministra dos Negócios Estrangeiros guineense destacou a "retoma da cooperação" e da "boa vontade" de a reforçar e intensificar em diferentes setores.

"Antes de mais isto é uma visita de diplomacia económica para ver os novos mercados que a Guiné-Bissau pode oferecer a Espanha, mas também é uma visita para fortificar os nossos laços de cooperação, os nossos laços políticos, sobretudo, porque temos muitas coisas em comum", afirmou Suzi Barbosa.

Nas declarações à imprensa, Suzi Barbosa sublinhou que a "Guiné-Bissau e Espanha podem desenvolver o setor pesqueiro, criar uma indústria transformadora de pescas, criar postos de trabalho".

A ministra recordou também que Espanha fez um perdão de dívida "muito importante" à Guiné-Bissau no valor de 10 milhões de euros, que foi usado na área social.

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol iniciou quarta-feira uma visita ao Níger, que terminou hoje na Guiné-Bissau, depois de passar pela Nigéria, para realçar que o continente será uma prioridade da presidência europeia que Madrid assumirá em julho.

Os Reis de Espanha anunciaram hoje que visitam Angola em fevereiro.

Leia Também: Exército israelita matou a tiro três palestinianos na Cisjordânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório