"Não existe nenhum sistema de armas em particular que seja uma solução milagrosa. É necessário um equilíbrio entre todos os sistemas", argumentou o general norte-americano Christopher Cavoli no final de um encontro dos dirigentes militares da NATO em Bruxelas.
"Mas está claro que a tecnologia ocidental moderna supera a tecnologia russa" no campo de batalha na Ucrânia, disse.
O grupo de contacto para a Ucrânia criado pelos Estados Unidos e que reúne cerca de 50 países reúne-se esta sexta-feira na base norte-americana de Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, para coordenar a continuidade do apoio a Kiev.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, espera armas mais pesadas e modernas do Ocidente. O chefe de Estado pede tanques e sistemas de defesa antiaérea.
A Alemanha está sob pressão para autorizar a reexportação de tanques Leopard 2 de fabrico alemão pelos países da NATO que os possuem.
A Polinia anunciou que está pronta para fornecer uma companhia de Leopard 2 e aguarda a aprovação de Berlim para o fazer.
"Se os russos estão a lutar com tanques, os ucranianos também precisam deles", adiantou o chefe do comité militar da NATO, almirante Rob Bauer, aos jornalistas após a reunião dos líderes militares da Aliança Atlântica.
Bauer considerou importante que os ucranianos tivessem tanques para enfrentar os russos e "como parte da sua ambição de reconquistar o seu próprio território".
O almirante disse que é "provável" que a Rússia planeie uma nova ofensiva na primavera, já que Moscovo não mudou os seus objetivos gerais de derrotar a Ucrânia.
"É para isso que os ucranianos devem se preparar. É nisso que pensam", observou.
Os aliados da NATO querem entender o que os ucranianos provavelmente mais precisam para "fornecer apoio".
O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksiy Reznikov, deve comparecer à reunião de Ramstein.
Reznikov vai apresentar as necessidades das Forças Armadas Ucranianas e vai discutir o seu envio com as dos aliados em posição de as atender.
Leia Também: Estados Unidos afastam envio de tanques Abrams para forças ucranianas