Alemanha autoriza envio de tanques Leopard 2 para a Ucrânia
A Alemanha autorizou o envio de carros de combate Leopard 2 de fabrico alemão para os militares ucranianos combaterem a invasão russa e aprovou os pedidos de outros países no mesmo sentido, de acordo com um porta-voz do executivo de Berlim.
© Shutterstock
Mundo Ucrânia
"Esta decisão segue a nossa linha conhecida de apoiar a Ucrânia da melhor maneira possível. Atuamos internacionalmente de maneira altamente coordenada", declarou o chanceler alemão, Olaf Scholz, citado pelo seu porta-voz, Steffen Hebestreit.
Num comunicado, o Governo alemão declarou que, inicialmente, fornecerá à Ucrânia 14 dos seus tanques Leopard 2 A6. A Alemanha e os seus aliados deverão fornecer aos ucranianos um total de 88 tanques.
A decisão surgiu após as autoridades dos Estados Unidos anunciarem que foi fechado um acordo preliminar para enviar tanques M1 Abrams a Kiev para ajudar a repelir as forças russas entrincheiradas no leste da Ucrânia.
Scholz insistiu que qualquer movimento para fornecer à Ucrânia os poderosos tanques Leopard 2 precisaria ser coordenado com os aliados da Alemanha, principalmente os Estados Unidos.
Ao conseguir que Washington comprometa alguns dos seus próprios tanques, Berlim espera dissipar o risco de qualquer reação da Rússia.
O treino de soldados ucranianos começará rapidamente na Alemanha. Além disso, a Ucrânia receberá também um pacote que incluirá logística, munição e manutenção do sistema, acrescenta-se no comunicado.
O porta-voz alemão especificou ainda que a Alemanha emitirá as licenças de transferência correspondentes para os países parceiros que desejem entregar rapidamente os tanques Leopard 2 das suas reservas para a Ucrânia.
[Notícia atualizada às 11h35]
Leia Também: Grupo Wagner estará a recrutar reclusos ucranianos nas prisões russas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com