O funeral de Tyre Nichols, jovem afro-americano que morreu três dias após uma violenta operação de trânsito, nos Estados Unidos, no início de janeiro, realiza-se esta quarta-feira em Memphis.
O funeral está agendado para as 14h00 (20h00 em Portugal continental), depois de ter sido adiado devido ao mau tempo.
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, irá marcar presença. Segundo a CNN, irão comparecer também Tamika Palmer, mãe de Breonna Taylor, e Philonise Floyd, irmão de George Floyd - vítimas de violência policial.
Sublinhe-se que, no fim de semana, foi conhecido que o Departamento de Polícia de Memphis dissolveu a unidade especial Scorpion, cujos oficiais são acusados de assassinar Tyre Nichols, de 29 anos.
A Scorpion havia sido lançada em outubro de 2021 e atuava perante roubos de carros e crimes relacionados com gangues.
A morte de Tyre Nichols ocorreu em 10 de janeiro, após ser severamente espancado na sequência de uma operação de trânsito por condução imprudente a 7 de janeiro, quando regressava a casa após ter estado num parque. No entanto, esta acusação não ficou provada.
Um advogado da família disse que um vídeo, que já foi divulgado pela imprensa internacional, mostra o jovem a ser espancado pelos polícias, também eles afro-americanos, como uma "pinhata humana". Nichols foi hospitalizado em estado crítico, mas não resistiu à brutalidade dos agentes, segundo as informações conhecidas na passada semana.
Cinco polícias, também eles afro-americanos, foram demitidos e presos sob a acusação homicídio.
Leia Também: Kamala Harris irá ao funeral de afro-americano espancado pela polícia