Realiza-se, esta sexta-feira, uma cimeira entre a Ucrânia e a União Europeia (UE), a primeira desde que as tropas russas invadiram a Ucrânia, a 24 de fevereiro do ano passado. O encontro, que está marcado pela presença de responsáveis como os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, Ursula Von der Leyen e Charles Michel, respetivamente, em Kyiv, servirá para fortalecer as relações entre o país e o bloco europeu.
Temas como a eventual entrada da Ucrânia na UE, apoio militar e financeiro ou sanções deverão ser discutidos, tendo já Von der Leyen dito ontem, dia em que chegou a Kyiv, que o bloco se preparava para mais sanções à Rússia, assim como já tinha adotado mais um pacote de ajuda militar.
À medida que se aproxima um ano da invasão na Ucrânia, a Rússia continua a lançar ataques por todo o país, pairando ainda no ar a possibilidade de ameaças a outros países - que têm vindo a dar apoio a Kyiv - se concretizarem. Já na quinta-feira, o presidente da Rússia disse que tinha "com que responder" a estes países.