Balão-espião? Interrompidas chegadas e partidas em 3 aeroportos dos EUA

Administração Federal de Aviação avança que os voos de e para o Aeroporto Internacional de Wilmington, Aeroporto Internacional de Myrtle Beach e Aeroporto Internacional de Charleston foram interrompidos.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto com Lusa
04/02/2023 19:31 ‧ 04/02/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Estados Unidos

As autoridades dos Estados Unidos anunciaram restrições ao espaço aéreo na costa da Carolina do Norte e da Carolina do Sul. As chegadas e partidas de três aeroportos da região foram interrompidas, este sábado, na sequência do avistamento do balão espião chinês.

Segundo o órgão regulador da aviação civil americana (FAA), este é um "esforço de segurança nacional".

A CBS News avança que os voos de e para o Aeroporto Internacional de Wilmington, Aeroporto Internacional de Myrtle Beach e Aeroporto Internacional de Charleston foram interrompidos e o "espaço aéreo adicional" foi fechado.

Fontes governamentais dos EUA admitiram hoje a possibilidade de abater o alegado balão espião chinês que está a sobrevoar o país e o tráfego aéreo já foi restringido em pelo menos três aeroportos.

Entretanto, o Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou estar a "tratar" do assunto, sem confirmar qual será a medida assumida pelos EUA.

"Vamos tratar disso", limitou-se a dizer quando questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de as autoridades norte-americanas poderem vir a abater o balão chinês, que Washington admite ser um engenho de vigilância.

Contudo, uma fonte militar citada pela agência noticiosa Associated Press (AP) disse que o Governo norte-americano tem em cima da mesa a opção de derrubar o balão logo que este se encontre sobre o Oceano Atlântico, para onde se está a dirigir.

Biden tem discutido com as autoridades militares as possíveis opções para esta questão, desde que o balão foi avistado pela primeira vez a sobrevoar os Estados Unidos da América (EUA), na passada terça-feira.

Leia Também: Caso de balão-espia a sobrevoar EUA é pretexto para "difamar a China"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas