Depois do Reino Unido, Zelensky estará ainda hoje em Paris
O chefe de Estado ucraniano chegou esta manhã ao Reino Unido, onde se encontrou com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e o rei Carlos III.
© Presidência da Ucrânia
Mundo Guerra na Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, estará ainda esta quarta-feira em Paris, França. A notícia está a ser avançada pela agência de notícias Agence France-Press (AFP), que cita fontes do governo francês.
"O presidente da Ucrânia, Zelensky, é esperado esta quarta-feira à noite em Paris", adiantou a AFP.
Já o jornal francês Le Monde revelou que Zelensky irá encontrar-se com o presidente de França, Emmanuel Macron, para discutir "novas entregas de armas ao seu país".
Esta foi primeira visita de Zelensky ao Reino Unido e a segunda ao estrangeiro desde a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, após a visita a Washington a 21 de dezembro, onde foi recebido na Casa Branca pelo Presidente, Joe Biden, e falou perante o Congresso dos EUA.
#BREAKING Ukraine President Zelensky expected in Paris on Wednesday evening: French governmental source pic.twitter.com/HsHL3R4jeA
— AFP News Agency (@AFP) February 8, 2023
Além de um encontro com o primeiro-ministro britânico, Zelensky proferiu um discurso no parlamento britânico e vai ainda visitar uma base militar em Inglaterra onde militares ucranianos estão a ser treinados.
O rei Carlos III também receberá o presidente em audiência no Palácio de Buckingham, em Londres.
Já amanhã, Zelensky é esperado em Bruxelas, onde irá participar no Conselho Europeu extraordinário, após um convite do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
Leia Também: "Sabemos que a Rússia perderá e vitória [da Ucrânia] mudará o mundo"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com