Roménia deteta balão meteorológico suspeito no seu espaço aéreo
A força aérea ainda não confirmou a presença física do objeto, que foi detetado a 11 mil metros de altitude.
© Reprodução Twitter / @301military
Mundo Roménia
As autoridades romenas detetaram um objeto suspeito, semelhante a um balão meteorológico, a sobrevoar o espaço aéreo do país, avança esta terça-feira a agência Reuters.
Segundo confirmou o Ministério da Defesa da Roménia, foram mobilizados dois caças de combate para a área, mas ainda não confirmada a presença física do objeto.
O governo acrescenta que o balão foi detetado a voar a 11 mil metros de altitude.
A Reuters, citando o ministério, acrescenta que os caças da força aérea monitorizaram a área durante 30 minutos, mas não obtiveram confirmação visual, voltando então à base.
An unidentified flying object similar to the observation balloon shot down over US airspace a few days ago was spotted over Southern Romania.
— 301 Military (@301military) February 14, 2023
The Romanian Air Force scrambled two MiG 21 LanceR jets to intercept the balloon. pic.twitter.com/l7NSetXRXW
O incidente surge depois de uma semana marcada por tensões diplomáticas entre os Estados Unidos, a China e, recentemente, o Canadá, devido a objetos não identificados nos espaços aéreos dos dois países na América do Norte.
No passado dia 4 de fevereiro, as forças norte-americanas abaterem mesmo um balão chinês, que consideraram ser usado para fins de espionagem, e estão a analisar os destroços do objeto.
A notícia na Roménia surge ainda depois da Moldova, país com o qual faz fronteira, ter fechado durante três horas o seu espaço aéreo devido a questões de segurança, sendo que os mísseis russos apontados à Ucrânia invadem várias vezes o espaço aéreo moldavo.
[Notícia atualizada às 17h16]
Leia Também: Abate de objetos voadores nos EUA? "Decisão baseada no interesse do povo"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com