Marinha russa realiza exercícios com mísseis Iskander em Kaliningrado

A frota do Mar Báltico da Marinha da Rússia realizou hoje exercícios de disparo de mísseis Iskander no enclave báltico de Kaliningrado, em período de tensões causadas pela invasão russa da Ucrânia.

Notícia

© Reuters

Lusa
14/02/2023 17:44 ‧ 14/02/2023 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"No âmbito de um exercício planeado das unidades de mísseis da frota do Mar Báltico, os pelotões dos complexos operacionais de mísseis táticos de Iskander praticaram o lançamento virtual de mísseis", informou a entidade militar, citada pela agência russa Interfax.

De acordo com a Marinha, mais de 100 militares e cerca de 20 equipas de combate participaram nos exercícios.

As manobras aconteceram em Kaliningrado, antigo território alemão de Königsberg que faz fronteira com a Lituânia e a Polónia, países-membros da União Europeia (UE) e da NATO.

O serviço de imprensa da Frota do Mar Negro afirmou que os lançamentos visavam "alvos que imitam lançadores de mísseis inimigos, aeródromos, fortificações e postos de comando".

Os exercícios foram realizados em condições de contaminação radioativa e química e incluíam a defesa das posições contra grupos de sabotagem inimigos.

O sistema de mísseis russo Iskander, cujo alcance é de 500 quilómetros, é produzido pela estatal russa Rostec em duas variantes: míssil balístico e míssil de cruzeiro.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: Sanções ocidentais? "Estamos a ultrapassar todas com a cabeça fria"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas