França já enviou 14 veículos de combate blindados AMX-10 para a Ucrânia, depois de anunciado, no mês passado por Emmanuel Macron, numa conversa com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, o compromisso do envio.
De acordo com as forças armadas francesas, citadas pelo Kyiv Post esta sexta-feira, 14 veículos blindados de combate AMX-10RC já foram enviados para a Ucrânia e "estão prontos para ser usados, uma vez que as tropas ucranianas já receberam treino".
🇫🇷 France sends first batch of 14 #AMX-10RC armored combat vehicles to #Ukraine, Forces Operations reported.
— KyivPost (@KyivPost) February 17, 2023
Ukrainian crews have already completed the training program for these vehicles. pic.twitter.com/prnH9bUS7T
No telefonema entre os presidentes no início do mês de janeiro, Macron tinha deixado claro que iria enviar veículos de combate blindados AMX-10.
"Esta é a primeira vez que veículos blindados de fabrico ocidental vão ser fornecidos em apoio ao exército ucraniano. Existem discussões em andamento sobre a entrega de mais viaturas", revelou, na altura, fonte do Eliseu, citada pela Reuters.
Os veículos blindados do tipo AMX-10 RC, de fabrico francês, são veículos de reconhecimento armado com alta mobilidade, com capacidade para transportar quatro pessoas. Têm como objetivo ajudar Kyiv a travar a ofensiva russa.
Segundo o Ministério das Forças Armadas francês, citado pelo jornal The Guardian, o AMX-10 de fabrico francês é um veículo de reconhecimento armado com alta mobilidade, com capacidade para transportar quatro pessoas.
Após o anúncio em janeiro, Zelesnky agradeceu o apoio que considerou "muito importante para restaurar a segurança de todos os ucranianos e a paz de todos os europeu". "Devemos pôr fim à agressão russa este ano e não adiar nenhuma das capacidades defensivas que podem acelerar a derrota do Estado terrorista", rematou.
Leia Também: Fabricante dos tanques Leopard oferece-se para aumentar produção