De acordo com o jornal Folha de São Paulo, uma criança de 7 anos morreu num deslizamento de terras em Ubatuba, a 220 quilómetros de São Paulo. O jornal dá ainda conta da morte de uma mulher de 40 anos e de um bebé de nove meses em São Sebastião, a 197 quilómetros de São Paulo, onde foi decretado estado de calamidade, na sequência das fortes chuvas que caem no estado de São Paulo desde sábado.
O presidente da Câmara de São Sebastião, Felipe Augusto, citado pelo portal de notícias G1, dá conta que os helicópteros de resgate entretanto acionados não estão a conseguir chegar à zona mais crítica da cidade. O mesmo acontece com carros e barcos, estando os habitantes do local a fazer as buscas.
O autarca revelou que há várias pessoas presas debaixo dos escombros de casas que foram destruídas pelo temporal e deslizamentos de terras.
Em vários locais do litoral de São Paulo há falhas nas redes de abastecimento de água e de eletricidade, várias estradas cortadas e carros submersos.
De acordo com a CNN Brasil, o Governo de São Paulo vai enviar ajuda humanitária para São Sebastião.
Entretanto, a autarquia local abriu zonas para acolher as pessoas atingidas pelas fortes chuvas.
Por conta das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte entre o sábado e o domingo, dias 18 e 19 de fevereiro, a @defesacivilsp acionou o IPT para atendimento emergencial na cidade de Ubatuba.#politicaspublicas #chuvas #LANDSLIDE pic.twitter.com/4pwEkVIfZp
— IPTSP (@IPTSP) February 19, 2023
Das chuvas pesadas no litoral de São Paulo na noite de festas do carnaval.
— Fernando (@fsilva33_) February 19, 2023
Guarujá
Ubatuba
Caraguatatuba
Ilha bela pic.twitter.com/qJnqkb8IyO
Leia Também: Carnaval enche Sambódromo de São Paulo e arrasta multidão no Rio