Federação Internacional de Jornalistas suspende sindicato russo

Principal sindicato de jornalistas russo instalou filiais em territórios ucranianos anexados.

Notícia

© REUTERS/Evgenia Novozhenina/File Photo

José Miguel Pires com Lusa
22/02/2023 15:21 ‧ 22/02/2023 por José Miguel Pires com Lusa

Mundo

Rússia

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) suspendeu a filiação do maior sindicato russo do setor, após o mesmo ter aberto filiais nas regiões ucranianas ocupadas por forças do Kremlin.

"A FIJ é uma organização baseada na solidariedade internacional, sob princípios de cooperação entre sindicatos membros e respeito pelos direitos de todos os jornalistas. As ações do Sindicato Russo de Jornalistas no estabelecimento de quatro filiais nos territórios ucranianos anexados destruíram claramente essa solidariedade e semearam divisões entre os sindicatos irmãos", disse a presidente da FIJ, Dominique Pradalie, em comunicado.

"É urgente agora encontramos maneiras de continuar a apoiar os jornalistas independentes dentro e fora da Rússia que estão em risco ou precisam de assistência, e continuar a fornecer solidariedade aos nossos dois filiados ucranianos", pediu a mesma.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas - 6,5 milhões de deslocados internos e mais de oito milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: COI mantém sanções desportivas à Rússia e à Bielorrússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas