Meteorologia

  • 08 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 26º

Criança de 3 anos sobrevive a fortes chuvas no Brasil. Pais morreram

De acordo com um voluntário que participou no resgate, outros dois filhos do casal estão desaparecidos.

Criança de 3 anos sobrevive a fortes chuvas no Brasil. Pais morreram
Notícias ao Minuto

17:33 - 22/02/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Brasil

Uma criança de três anos sobreviveu a um deslizamento de terras causado pelas fortes chuvas que atingiram o litoral do estado brasileiro de São Paulo. A mãe do menino perdeu a vida com o filho nos braços, e o pai da criança foi, também, encontrado morto.

A criança foi encontrada nos escombros da sua residência em Vila Sahy, em São Sebastião, ainda nos braços da mãe, que não tinha sinais vitais. O pai estaria ao lado de ambos, também morto.

De acordo com o voluntário Alessandro Conceição, que participou no resgate, outros dois filhos do casal estão desaparecidos.

"Morreram com os escombros em cima, mas a criança conseguiu ficar de lado. Precisámos de 15 pessoas para fazer o resgate", contou, ao g1.

O homem terá ouvido o menino gritar por socorro, adiantando que a criança ainda está muito assustada e não tem consciência do que aconteceu.

“Ontem, quando cheguei, ele não conseguia abrir os olhos e estava com a boca inchada. Dormiu e acordou a chorar, mas hoje o fisioterapeuta andou com ele e a recuperação evoluiu", disse o tio da criança, Benedito Gomes da Silva, ao mesmo meio.

O homem, que também reside na mesma localidade e perdeu a casa, é irmão da mãe da criança, razão pela qual assegurou que lutará pela sua guarda.

De notar que os temporais começaram no último sábado, quando quase todo o Brasil se dedicava às festividades do Carnaval. Embora a intensidade da chuva tenha diminuído, os aguaceiros que persistem naquela região têm dificultado o trabalho dos socorristas.

Segundo o governo regional de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira foram confirmadas outras duas mortes, elevando o total de mortos agora para 48, enquanto se estima que ainda haja 57 desaparecidos.

Os trabalhos de salvamento concentram-se sobretudo na cidade de São Sebastião, onde se registou a grande maioria das vítimas desta calamidade, provocada por um nível de precipitação recorde no país, com mais de 680 milímetros em 24 horas.

Segundo dados oficiais, quase três mil pessoas tiveram que deixar as suas casas por medo de novos deslizamentos de terra em todo o litoral de São Paulo, rodeado por montanhas que nas últimas décadas foram ocupadas de forma irregular e onde ainda restam centenas de residências em risco.

Leia Também: Desastre causado pela chuva no Brasil causou 48 mortos e 57 desaparecidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório