Se é verdade que um presidente norte-americano nunca deixa de ser presidente, convém saber qual deles é que manda no país.
Karine Jean-Pierre, a secretária de imprensa da Casa Branca, protagonizou um momento de humor na conferência de quinta-feira, quando confundiu o nome do presidente Joe Biden com o último presidente democrata, Barack Obama.
Foi logo no início da conferência, antes de falar sobre a nomeação do indo-norte-americano Ajay Banga para a presidência do Banco Mundial.
"Como sabem, há cerca de uma hora, o presidente Obama anunciou... Perdão, presidente Biden! Oh-oh! Essas são as notícias!", brincou Karine Jean-Pierre, rindo-se perante as gargalhadas dos repórteres na sala.
Na transmissão para o Youtube, até a tradutora de linguagem gestual se riu e procurou traduzir a leveza da situação.
A secretária acrescentou que ainda que "estamos a andar para trás, não para a frente, precisamos de andar para a frente", antes de continuar com a agenda prevista.
Apesar da gaffe ter gerado risos naquele momento, várias páginas ultranacionalistas e conservadoras aproveitaram o momento para criticar Karine Jean-Pierre e de cogitar teorias sobre o "verdadeiro líder" do país.
Karine Jean-Pierre foi nomeada secretária de imprensa da Casa Branca em maio de 2022, substituindo Jen Psaki, que foi a primeira secretária de Joe Biden. O cargo é um dos mais icónicos da política norte-americana, já que o secretário de imprensa é, para todos os efeitos, a cara mais vista pelo eleitorado e pelo público dos Estados Unidos, atrás apenas do próprio presidente.
A atual secretária fez história quando foi nomeada por Joe Biden, tornando-se na primeira mulher negra e na primeira mulher assumidamente 'queer' a assumir um cargo.
Clique na galeria em cima para ver o momento que gerou risos na Casa Branca.
Leia Também: Estados Unidos propõem candidatura de Ajay Banga para Banco Mundial