A pandemia de Covid-19 terá, muito provavelmente, tido origem numa fuga de laboratório, disseram, este domingo, fontes do Departamento de Energia dos Estados Unidos ao Wall Street Journal (WSJ)
De acordo com o que duas fontes disseram à publicação norte-americana, as conclusões são de um novo relatório levado a cabo pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (EUA).
Ainda que os especialistas, que fazem parte do grupo de 17 laboratórios que trabalham para o departamento, tenham apontado os resultados como de "baixa confiança", estes serão significativos, de acordo com o Guardian.
As agências de informação podem, de acordo com o que explica a CNN, fazer avaliações com "baixa, média ou alta confiança". A "baixa", atribuída por este relatório citado pelo WSJ, pode significar, no entanto, que a informação obtida não é credível o suficiente ou que não chega para fazer uma análise mais definitiva e robusta.
Uma das fontes do WSJ terá explicado que este relatório foi conduzido à luz de novas informações, mais estudos e com recurso a especialistas fora do governo. O jornal detalha, porém, que o laboratório de onde terá originado a fuga não faz parte de um programa de armas biológicas.
Esta pesquisa mais recente vem assim colocar dúvida sobre as teorias de que este coronavírus, responsável pela pandemia, em 2020, possa ter tido origem em animais. Os estudos realizados pelos EUA em 2021 já tinham vindo 'simplificar' estas teorias, apontando para que havia consenso sobre este coronavírus não resultar de qualquer programa de armas biológicas levado a cabo, eventualmente, pela China.
Leia Também: Covid-19. 'Casa aberta' já disponível para todas as fases de vacinação