Reino Unido. Morreu a 1.ª mulher presidente da Câmara dos Comuns

Boothroyd, que liderou os debates da Câmara dos Comuns entre 1992 e 2000, morreu no domingo, num hospital em Cambridge, no sul de Inglaterra.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
27/02/2023 15:58 ‧ 27/02/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Betty Boothroyd

Betty Boothroyd, conhecida por ter sido a primeira (e até agora única) mulher presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, morreu ontem, aos 93 anos. A informação foi avançada por autoridades parlamentares esta segunda-feira, reporta a Associated Press.

Boothroyd, que liderou os debates da Câmara dos Comuns entre 1992 e 2000, morreu no domingo, num hospital em Cambridge, no sul de Inglaterra.

Nascida em Dewsbury, no norte de Inglaterra, em 1929, Dewsbury foi bailarina do grupo Tiller Girls antes de se envolver na política. Trabalhou, depois, como assistente de vários legisladores e, após várias candidaturas sem sucesso, foi finalmente eleita para o Parlamento britânico, em 1973, pelo Partido Trabalhista.

Dezanove anos mais tarde, tornou-se, efetivamente, a primeira mulher a ser eleita presidente da Câmara dos Comuns, em cerca de 700 anos de existência do cargo. Após abandonar essas funções, foi nomeada para a câmara superior não eleita do Parlamento, a Câmara dos Lordes.

O atual primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, já reagiu ao óbito, lembrando aquela que diz ter sido uma "mulher notável que dedicou a sua vida à política". E acrescentou: "A paixão, a inteligência e o sentido de justiça que ela trouxe à política não serão esquecidos".

Leia Também: Reino Unido e UE chegaram a acordo para resolver problemas do Brexit 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas