Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 24º

Conselheiro de Zelensky sugere saída estratégica de Bakhmut

Alexander Rodnyansky não deseja ver o exército a sacrificar o povo em vão.

Conselheiro de Zelensky sugere saída estratégica de Bakhmut
Notícias ao Minuto

17:45 - 01/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Após meses de luta pela cidade de Bakhmut e de sugestões de retirada repudiadas pelas tropas ucranianas, um conselheiro presidencial de Volodymyr Zelensky veio agora deixar no ar que os ucranianos poderão mesmo abandonar Bakhmut por opção estratégica.

Em entrevista à CNN Internacional, o conselheiro económico Alexander Rodnyansky disse que o exército ucraniano está "obviamente a pesar todas as opções", mas esclareceu que "se for necessário, poderá retirar estrategicamente".

"Não vamos sacrificar todo o nosso povo por nada", acrescentou.

Rodnyansky referiu ainda, na entrevista citada pela Associated Press, que a Rússia está a empregar todos os seus melhores recursos em Bakhmut, considerando a tomada da localidade essencial para as suas aspirações territoriais no leste do país. Essa mobilização em massa em torno de Bakhmut passa pela utilização das forças do Grupo Wagner, o grupo paramilitar liderado pelo oligarca Yevgeny Prigozhin e que se tornou muito mais público com o prolongar do conflito.

O conselheiro de Zelensky não deixou de vincar, no entanto, a importância de Bakhmut, até por ser um dos principais focos de resistência ucraniana face à invasão russa e aos bombardeamentos constantes, que deixaram a cidade com poucas paredes ainda em pé.

Esta quarta-feira, os russos, através de Prigozhin, adiantaram que ainda não há sinais de uma retirada ucraniana em Bakhmut, apesar de, em tempos, ter dado como certo que Kyiv estava a abandonar aquela região.

"Dezenas de milhares de combatentes do exército ucraniano estão a oferecer resistência furiosa", disse o oligarca próximo de Putin, referindo que "o sangue da batalha está a crescer a cada dia".

Nos seus últimos discursos noturnos, Volodymyr Zelensky tem referido também que a luta pela cidade tem sido muito difícil, com várias baixas dos dois lados da guerra e com os incessantes ataques aéreos russos.

Leia Também: Ucrânia oferece "resistência furiosa" em Bakhmut, diz Grupo Wagner

Recomendados para si

;
Campo obrigatório