A Ucrânia espera receber “dois a três tipos diferentes de caças que dependerão dos engenheiros, campos aéreos, manutenção e peças de reposição”.
Em entrevista ao jornal alemão Bild, o ministro da Defesa ucraniano disse ser um "otimista" sobre o envio de caças para Kyiv, que será “feito por meio de uma espécie de coligação novamente”, tal como aconteceu com os tanques Leopard 2 dos aliados ocidentais.
"Vejo a situação no campo de batalha, vejo o desenvolvimento do apoio e realmente vejo que há uma hipótese de acabar com esta guerra este ano com a nossa vitória", garantiu Oleksii Reznikov.
Se é certo que o chanceler alemão negou, em janeiro, que o país esteja pronto para enviar caças para a Ucrânia, o ministro ucraniano tem outra visão sobre o assunto: “Lembro que a Alemanha não queria enviar tanques. Agora, eu próprio testei pessoalmente um [tanque] Leopard da Alemanha.”
Ao jornal alemão, Reznikov deixou ainda uma clara garantia: Negociar com Vladimir Putin, nunca.
A 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia com o objetivo de "desnazificar" o país, causando um conflito armado que já resultou na morte de mais de 8 mil civis, segundo a ONU. A comunidade internacional tem criticado fortemente o Kremlin pelas ações de guerra, avançando com vários pacotes de sanções ao governo russo e a vários oligarcas do país.
Leia Também: Rússia quer explicações sobre envio de mísseis sérvios para Kyiv