As autoridades mexicanas encontraram no domingo 343 migrantes dentro de um contentor de um camião abandonado, na berma de uma autoestrada no estado de Veracruz, junto ao Golfo do México.
Segundo o Instituto Nacional de Migración, 103 dos migrantes são menores de idade não acompanhados.
A Associated Press explica que a rota onde foi encontrado o contentor é muito usada por traficantes e burlões para passar pessoas para a fronteira dos Estados Unidos.
Todos os migrantes encontram-se bem, embora ainda se desconheça o motivo que levou o condutor a fugir.
#Comunicado ️| @INAMI_mx, en coordinación con la Agencia de Investigación Criminal de @FGRMexico, rescató anoche a 343 migrantes extranjeros que se encontraban en la caja de un tráiler abandonado en la carretera Cosamaloapan-La Tinaja, Veracruz. https://t.co/v25bSBNb8W pic.twitter.com/JGhWOlbvkp
— INM (@INAMI_mx) March 6, 2023
O incidente deste domingo surge depois de vários outros casos em que foram encontrados migrantes mortos no interior de contentores de camiões.
Neste caso, as autoridades apontam que os métodos dos traficantes estão cada vez mais sofisticados, com os contentores a terem sistemas de ventilação melhores e com os migrantes a usarem braceletes de várias cores, para os identificar de acordo com os respetivos clientes - que apoiam este tráfego de pessoas em crise para as explorar nos Estados Unidos ou noutros países da região.
Segundo o instituto de migração, a maioria dos menores encontrados são oriundos da Guatemala. Os números elevados de menores não acompanhados a fazer a travessia deve-se ao facto de, muitas vezes, os pais fazerem a viagem mais cedo e pagarem depois a traficantes para ajudar os seus filhos a irem ter com eles.
Já os restantes migrantes identificados são provenientes da Guatemala, Honduras, El Salvador e Equador.
Leia Também: Papa apela ao fim do tráfico "de seres humanos" e à prisão de traficantes