Dmytro Kotsiubailo, um combatente ucraniano que recebeu o título de 'Da Vinci - Herói da Ucrânia' em dezembro de 2021, foi morto em combate perto de Bakhmut, anunciou o presidente da Ucrânia numa publicação no Telegram, esta terça-feira.
Volodymyr Zelensky referiu que Kotsiubailo lutava pela Ucrânia desde 2014 e foi "um daqueles cuja história pessoal, caráter e coragem se tornaram para sempre a história, o caráter e a coragem da Ucrânia".
O presidente ucraniano apontou ainda que o combatente de 27 anos era "um dos heróis mais jovens" do seu país.
Emine Dzheppar, do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, também assinalou a morte de Kotsiubailo na rede social Twitter, dizendo que o país tinha perdido "o seu grande filho".
Today, #Ukraine lost its great son. 27-year-old Dmytro Kotsiubailo, callsign "Da Vinci", a Hero of Ukraine, has fallen in battle for🇺🇦near #Bakhmut.He was defending our independence since 2014.His bravery was a source of inspiration for #Ukrainians and fear for🇷🇺invaders. R.I.P. pic.twitter.com/u3QI9zW0Wl
— Emine Dzheppar (@EmineDzheppar) March 7, 2023
Os combatentes do grupo Wagner estão na linha da frente da batalha por Bakhmut, uma cidade no leste da Ucrânia que a Rússia está a tentar conquistar há vários meses e que se tornou num símbolo da luta pelo controlo da região industrial do Donbass, formada pelas autoproclamadas repúblicas independentes de Lugansk e de Donetsk.
Apesar das fortes tensões entre o grupo Wagner e o exército, as forças russas fizeram, nos últimos dias, progressos na zona de Bakhmut e ameaçam agora cercar a cidade que os ucranianos continuam a defender ferozmente.
Leia Também: Manter soldados? "Depois de Bakhmut russos podem ir mais longe"