Rapaz de seis anos que disparou sobre professora nos EUA não será acusado

A 6 de janeiro, a criança disparou sobre a docente Abigail Zwerner, após a professora já ter alertado para vários comportamentos preocupantes, incluindo ameaças do aluno de que iria pegar-lhe fogo e que queria vê-la morrer.

Notícia

© Abby Zwerner via Facebook

Notícias ao Minuto
08/03/2023 23:19 ‧ 08/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

O procurador da cidade de Newport News, no estado norte-americano da Virgínia, adiantou, esta quarta-feira, que não vai apresentar queixa contra o menino de seis anos que disparou sobre a sua professora primária. A mulher ficou ferida no peito na sequência do ataque, no passado mês de janeiro, reporta a NBC News.

Porém, o procurador ainda não decidiu sobre se algum adulto associado ao caso pode ser considerado criminalmente responsável pelo sucedido.

Em entrevista à NBC News, o advogado da Newport News Commonwealth, Howard Gwynn, disse que a "perspetiva de uma criança de seis anos poder ser julgada é problemática", dado que uma criança tão jovem não teria capacidade para compreender o sistema legal e o que significa uma acusação, entre outras questões.

Isto apesar de, ao abrigo da lei da Virgínia, uma criança de seis anos poder, efetivamente, ser acusada do ponto de vista criminal.

Porém, Gwynn explicou que não acredita que exista uma base legal para acusar a criança neste caso em concreto e que o seu gabinete, após receber o caso em fevereiro, por parte da polícia de Newport News, tem vindo a basear-se noutros casos semelhantes para a tomada de decisão.

"O nosso objetivo não é apenas fazer algo o mais rapidamente possível", explicou o advogado, que acrescentou: "Uma vez analisados todos os factos, iremos acusar qualquer pessoa ou pessoas que acreditamos poder provar, para além de uma dúvida razoável, terem cometido um crime".

O tiroteio de 6 de janeiro, que ocorreu na Richneck Elementary School, em Newport News, originou um potencial processo judicial que se espera que seja instaurado em nome da professora, Abigail Zwerner, e que resulte no despedimento do administrador da escola e de um diretor assistente, e na instalação de detetores de metais no estabelecimento de ensino.

Nesse dia, a docente Abigail Zwerner ficou com um ferimento de bala no peito e ainda com ferimentos numa das mãos, após ter já alertado para vários comportamentos preocupantes da referida criança - incluindo ameaças do aluno de que pretendia pegar-lhe fogo e vê-la morrer, segundo reportado anteriormente pelo Washington Post.

[Notícia atualizada às 09h17]

Leia Também: Supremo reduz pena a agente da PSP que atirou sobre companheira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas