O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zekensky, visitou uma posição militar na linha de frente perto da cidade de Bakhmut, no leste do país, e presenteou o Exército ucraniano com prémios de Estado.
Durante a visita, o líder ucraniano recebeu informações sobre "a situação operacional da região" [onde há meses acontecem os combates mais duros da frente de batalha] e "o curso das hostilidades na linha da frente", referiu um comunicado divulgado pela Presidência da Ucrânia.
Zelensky reuniu-se com os seus militares, agradeceu-lhes por "protegerem a Ucrânia" e fez um minuto de silêncio em memória daqueles que morreram na guerra.
"Tenho a honra de estar aqui hoje, no leste do nosso país, em Donbass, para condecorar os nossos heróis, agradecer, apertar as mãos. Obrigado por protegerem o nosso Estado, a nossa soberania e o leste da Ucrânia", disse o chefe de Estado às suas tropas.
O chefe do gabinete da presidência ucraniana, Andriy Yermak, salientou no Twitter que "Bakhmut está de pé e "as forças de defesa mantêm a cidade".
Together with President @ZelenskyyUa and the team visited Bakhmut frontline today. It is a great honor for me to be here, next to our heroic warriors 🇺🇦.
— Andriy Yermak (@AndriyYermak) March 22, 2023
The President awarded military. Briefed of the current situation. Bakhmut is standing. Defense forces hold the city. pic.twitter.com/38yN3GWTWJ
Anteriormente, a ex-porta-voz de Zelensky, Iuliia Mendel, já tinha partilhado um vídeo que mostrava o presidente perto de Bahkmut.
.@ZelenskyyUa near Bakhmut pic.twitter.com/iVKRDZRwcD
— Iuliia Mendel (@IuliiaMendel) March 22, 2023
Leia Também: Bakhmut? Há uma "possibilidade" de que russos "estejam a perder força"