Ucrânia. NATO pede à Suíça que suspenda proibição de reexportar armas

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, e "muitos aliados" pediram hoje à ministra da Defesa suíça, Viola Amherd, que o país reconsidere a proibição da reexportação de armas e munições de fabrico nacional para a Ucrânia.

Notícia

© Getty Imagens

Lusa
22/03/2023 21:15 ‧ 22/03/2023 por Lusa

Mundo

Ucrânia

Na reunião com Viola Amherd, o secretário-geral da aliança de países da Europa e da América do Norte, instou o governo suíço a reconsiderar a sua posição sobre aquela proibição que impede os aliados de fornecer mais apoio a Kiev, defendeu a NATo em comunicado divulgado.

Jens Stoltenberg argumentou que "aliados e parceiros estão a ajudar a Ucrânia a defender o seu direito à autodefesa, consagrado na Carta das Nações Unidas".

Uma exigência que, segundo a NATO, a ministra suíça também ouviu de "muitos aliados" da organização, "enquanto o país continua a resistir à guerra de agressão da Rússia".

Os aliados, segundo o comunicado, também expressaram gratidão pela estreita associação da Suíça com a NATO, incluindo as contribuições substanciais para a estabilidade nos Balcãs Ocidentais.

Jens Stoltenberg enfatizou que a neutralidade da Suíça não constitui um obstáculo para trabalhar com a NATO e saudou o compromisso do país em aprofundar ainda mais a cooperação com a NATO.

Leia Também: NATO diz que sete países atingiram meta de 2% da despesa na Defesa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas