Após a reunião com o chefe da agência de energia atómica da ONU, Rafael Mariano Grossi, em Zaporíjia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou os soldados na linha de frente de combate da região, agradecendo-lhes o seu esforço por proteger a Ucrânia.
"Tenho a honra de estar aqui hoje e agradeço por proteger o nosso estado, todos nós, a nossa soberania, as nossas cidades, os nossos filhos. Desejo vitória a todos nós. Viva e lute. Com pessoas como vocês, com certeza venceremos", disse Zelensky, citado num comunicado da Presidência da Ucrânia.
O líder ucraniano foi ainda informado sobre a situação operacional na frente de guerra, o fornecimento de munições e equipamentos, tendo também concedido condecorações aos militares que defendem a pátria.
Por outro lado, os militares presentearam o presidente com uma moeda - um símbolo da irmandade militar.
De recordar que a região de Zaporíjia é uma das quatro que a Rússia declarou como parte do seu território no final de setembro de 2022, juntamente com Kherson, Donetsk e Lugansk.
Com um número de baixas civis e militares desconhecido, a guerra em curso há mais de um ano mergulhou a Europa na crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Leia Também: Central nuclear de Zaporíjia em "estado precário"