O antigo presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a fazer história pelas piores razões. O magnata, que é, também, candidato à Casa Branca em 2024, compareceu esta terça-feira perante o tribunal criminal de Manhattan, em Nova Iorque, após ter sido formalmente acusado num caso que envolve o suborno da atriz pornográfica Stormy Daniels. Trump enfrenta 34 acusações por falsificação de registos comerciais, ainda que se tenha declarado inocente.
Esta é a primeira acusação criminal contra um ex-presidente na história dos Estados Unidos, tendo acarretado grandes desafios de segurança, face às possíveis manifestações.
O caso veio à tona em 2016, quando Stormy Daniels procurou vender o relato de que teve uma relação extraconjugal com o ex-chefe de Estado, em 2006, quando Trump já era casado com a ex-primeira-dama, Melania Trump.
Daniels terá sido subornada em 130 mil dólares (cerca de 120 mil euros), dinheiro que foi reembolsado e registado por Trump como "honorários de advocacia", o que a acusação apontou equivaler a falsificação de registos comerciais, que é considerado um crime em Nova Iorque.