Os primeiros seis tanques Leopard que Espanha destinou à Ucrânia deverão chegar ao país na segunda metade de abril, disse a ministra da Defesa espanhola.
“Temos um grupo de seis tanques que já foram tratados e o seu bom funcionamento está a ser avaliado. A ideia que temos é que na segunda quinzena de abril partam para a Ucrânia para se juntarem a um grupo de tanques fornecidos por outros países”, explicou Margarita Robles em declarações à RTVE.
Espanha comprometeu-se com o envio de dez tanques Leopard para a Ucrânia, numa coligação internacional que aprovou o envio dos equipamentos de fabrico alemão para ajudar os ucranianos a combater a invasão russa. "Espanha sempre atuou em total coordenação com outros países. O nosso compromisso com a Ucrânia é total e absoluto”, acrescentou a ministra.
O custo da reparação dos dez tanques é de 4,1 milhões de euros, segundo dados anteriormente publicados.
A Rússia iniciou uma invasão em grande escala da Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, espoletando um conflito armado que, segundo as Nações Unidas, já terá vitimado mais de 8.400 civis.
Os países do Ocidente têm criticado frequentemente as ações russas em território ucraniano, avançando com pacotes de apoio militar e financeiro a Kyiv. Destaca-se o envio de tanques Leopard, de fabrico alemão, que vários países - entre eles, Portugal - concordaram e coordenaram.
Leia Também: Ucrânia. Espanha envia 6 Leopard após a Páscoa e vê difícil paz negociada