Quatro crianças morreram e pelo menos três ficaram feridas, esta quarta-feira, na sequência de um ataque a uma creche em Blumenau, Santa Catarina, no Brasil, confirmou a Polícia Militar, citada pela imprensa brasileira.
Uma das crianças feridas está em estado grave. Todas elas foram transportadas para hospitais na região.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, as vítimas mortais são três meninos e uma menina, entre os 5 e os 7 anos de idade.
As vítimas foram atingidas, com um machado, na região da cabeça.
O ataque ocorreu ao início da manhã na creche privada Cantinho Bom Pastor.
O suspeito, um jovem, de 25 anos, que invadiu o estabelecimento e atacou as crianças, entregou-se à polícia. As autoridades continuam, contudo, a investigar o envolvimento de outras pessoas no ataque.
Fonte dos bombeiros disse ao G1 que, após o ataque, os pais deslocaram-se imediatamente para o local para obter informações. Todas as crianças que não sofreram qualquer ferimento já foram entregues às famílias.
Mais um ataque à escola. Desta vez em Blumenau (SC).
— Abinoan Santiago (@abinoan_) April 5, 2023
- 4 mortos;
- 4 crianças de 0 a 2 anos em estado grave;
- Escola atente crianças até 12 anos;
- Autor usou machadinha, se entregou e está sob custódia da Polícia Civil
CBM-SC/PM-SC pic.twitter.com/dDtoZFtCcl
No Twitter o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, já lamentou o sucedido.
"É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram, além de três feridos", escreveu.
"Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor", acrescentou ainda.
É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram, além de três feridos.
— Jorginho Mello (@jorginhomello) April 5, 2023
Seguiu-se também a reação do presidente do Brasil, Lula da Silva, que apresentou os seus "sentimentos e preces à família das vítimas".
"Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor", começou por escrever Lula da Silva na mesma rede social.
"Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse", acrescentou.
Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor.
— Lula (@LulaOficial) April 5, 2023
[Notícia atualizada às 15h16]
Leia Também: Brasileiras detidas na Alemanha com 40 kg de cocaína. Droga não era delas