Justiça condena oligarca moldovo a 15 anos de prisão
A justiça moldova condenou hoje a 15 anos de prisão o oligarca Ilan Shor, exilado em Israel e líder do partido pró-russo promotor dos protestos contra o atual governo europeísta.
© Getty Images
Mundo Moldova
"Shor passará 15 anos atrás das grades (...). É o que exigimos, que se faça justiça, que se devolva ao povo o que é seu", anunciou Maia Sandu, presidente da Moldova, nas redes sociais.
O tribunal ditou a sentença contra Shor pelo roubo em 2014 de mil milhões de dólares do sistema bancário moldovo e também pr lavagem de dinheiro.
A decisão também inclui a confiscação a favor do Estado de bens do condenado no valor de 280 milhões de dólares, tendo sido assinalado que no futuro podem vir a ser arrestados mais ativos, no âmbito de outros processos.
Shor foi detido em 2015 e condenado em 2017 a sete anos e meio de prisão, mas como houve um recurso, a pena nunca entrou em vigor, o que permitiu ao visado fugir da justiça dois anos depois.
Shor afirmou que não reconhece a decisão judicial por considerar que foi proferida sob pressão das autoridades, no que disse ser uma "vingança" pelos recentes protestos antigovernamentais convocados pelo seu partido.
Apesar de estar no exílio, Shor foi eleito para o Parlamento da Moldova em 2019 e 2021 nas listas do partido que tem o seu nome.
A pedido do Governo, o Tribunal Constitucional vai analisar em maio uma petição para ilegalizar o partido Shor devido a falta de transparência no seu financiamento.
Leia Também: EUA impõem novas sanções a oligarca russo e a banco húngaro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com