O homem norte-americano que baleou um adolescente duas vezes por este ter tocado à campainha de sua casa, Kansas City, no estado norte-americano do Missouri, enfrenta, agora, dois crimes, segundo anunciou o procurador Zachary Thompson na segunda-feira à noite.
O suspeito foi identificado como Andrew Lester, de 84 anos de idade, e foi acusado do crime de agressão agravada e crime com arma de fogo - no Missouri, não existe a acusação de homicídio na forma tentada. Foi emitido um mandado para a sua captura, uma vez que o homem não se encontra sob custódia policial.
Ao contrário do que foi dito inicialmente pelas autoridades policiais de Kansas City, em que afastavam "motivação racial", o procurador indicou: "Posso dizer-vos que há um componente racial neste caso". Não foi, ainda, aclarado porque é que as autoridades acreditam que existe motivação racial.
O anúncio do mandado de detenção foi feito na noite de segunda-feira, e, de acordo com a imprensa norte-americana, ainda não foi cumprido. Quando, e se, o suspeito for detido, serão precisos 200 mil dólares, cerca de 182 mil euros, para que este saia sob fiança. Sublinhe-se que a política deteve o homem, num primeiro momento, e, volvidas as primeiras 24 horas, libertou-o, enquanto o caso era investigado.
Os responsáveis pelo caso referem ainda que não há indicação de que o adolescente de 16 anos, e o suspeito tivessem alguma vez falado antes desta situação.
NEW: The Clay County prosecutor has charged 84-year-old Andrew Lester in the shooting of Ralph Yarl, a 16-year-old Black boy in Kansas City who went to the wrong address to pick up his siblings last week.
— Jon Cooper (@joncoopertweets) April 17, 2023
The prosecutor announced that Lester has been charged with first-degree… pic.twitter.com/M0bQdDaFiB
O caso aconteceu a semana passada. O adolescente, Ralph Yarl, ia buscar os irmãos mais novos e, por volta das 22h30 locais, tocou à campainha da casa errada. O suspeito, Lester, disparou contra o menor através da porta de vidro, abriu a porta e voltou a disparar. O jovem foi baleado na cabeça e num braço. Apesar da gravidade dos ferimentos, Ralph sobreviveu e foi hospitalizado.
Good morning y’all.
— Michele Rayner-Goolsby (she/they) (@micheleforfl) April 17, 2023
Ralph Yarl. A 16 year old Black baby boy was shot because he went to the wrong door (as he attempted to pick up his siblings). He was shot in the head and again as he bled out on the ground.
His shooter- a white man- is free.
So many things I can say but… pic.twitter.com/UvqNRfAffb
Ralph recebeu alta hospitalar ao fim de três dias, tendo saído na segunda-feira.
O tiroteio espoletou um protesto em Kansas City, no domingo, com centenas a reunir-se do lado de fora da casa onde Yarl foi baleado. Os manifestantes marcharam enquanto entoavam "justiça para Ralph" e "Vidas negras importam", carregando cartazes a dizer: "Tocar à campainha não é crime" e "O atirador deve cumprir pena".
Leia Também: Jovem de 16 anos ia buscar irmãos, mas enganou-se na casa. Levou 2 tiros