O Dia da Canábis festejou-se mais um vez, um pouco por todo o mundo, esta quinta-feira, dia 20 de abril. Tendo em conta que o número '420' ficou associado ao consumo desta droga, era natural que o dia escolhido para celebrar a sua existência estivesse assim associado - no caso, dia 20 do mês quatro.
O evento é já realizado há vários anos e conta com a presença de milhares de consumidores de canábis que celebram não só a existência desta 'erva', como pedem a mesma seja descriminalizada em todos os países. Tem também como objetivo consciencializar as autoridades e entidades para os alegados benefícios da canábis.
No Reino Unido, esta droga ainda é ilegal e não há planos para alterar a situação, é proibido não só vender e cultivar canábis, como possui-la. Apesar disso, muitos foram os que se juntaram num dos parques urbanos de Londres para celebrar o dia especial. O mesmo aconteceu noutros países como os EUA e o México.
O que significa 420?
Apesar de não ser oficial, reza a lenda que o Dia da Canábis passou a ser celebrado a 20 de abril e apelidado de '420' porque, em 1971, um grupo de alunos da San Rafael High School, na Califórnia, EUA, reunia-se todos os dias às 16h20 (4:20pm) para conversar e fumar canábis.
O grupo – que se autodenominava 'The Waldos' – passou então a usar o termo '420' para descrever este momento.
Leia Também: "Legal e liberal". IL apresenta proposta para legalização de canábis