Dois irmãos foram abandonadas pela mãe à porta do edifício do Sistema para o Desenvolvimento Integral da Família (DIF) do Município de Guadalajara [centro comunitário], no México, na segunda-feira, deixando-as com um bilhete no qual explica que tem um cancro terminal que a impossibilita de cuidar delas.
As autoridades de Guadalajara informaram que a intervenção foi realizada imediatamente e o protocolo de atendimento foi acionado pela Unidade de Atendimento à Violência Familiar, identificando uma provável situação de abuso infantil.
Por sua vez, a Delegação Institucional da Procuradoria de Proteção à Infância e Adolescência de Guadalajara (DIPPNNA) expediu uma medida urgente de proteção a menores.
“As crianças trouxeram consigo um bilhete que referia o motivo do abandono por parte da mãe, que alega não poder cuidar delas por se encontrar em fase terminal de cancro", referiu o DIF de Guadalajara. "Estou desesperada", escrevia a mãe, na mensagem onde especificava os motivos pelos quais não podia cuidar das crianças.
Segundo a entidades, "foi prestada atenção e acompanhamento às duas crianças, tanto na área da psicologia como no cuidado da sua integridade".
As autoridades acrescentaram ainda que estão a ser procurados os familiares das crianças para que se possam reintegrar e restabelecer o seu direito de viver em família. Enquanto isso, permanecerão sob a proteção do DIPPNA.
Leia Também: Noiva dá recompensa a quem devolver vestido roubado. Casamento é sábado